Pneu que pode durar mais!
Infelizmente, a alta abrasividade e a pouca qualidade do asfalto brasileiro não colaboram com o caminhoneiro. Mas adotando algumas estratégias inteligentes você pode conseguir aumentar a sua durabilidade, a segurança nas estradas e ainda ampliar seus lucros.
1. CUIDE DA CALIBRAGEM
Todo motorista profissional sabe que manter os pneus calibrados é essencial para o funcionamento do caminhão e para a redução do consumo do combustível. Mas isso também assegura sua durabilidade.
Portanto, a primeira dica deste material não poderia deixar de ser essa. Calibrar os pneus é uma atitude simples e rápida que traz benefícios expressivos a você e ao seu veículo.
Como os caminhões rodam muito mais que um veículo de passeio, a temperatura da borracha apresenta muita variação, o que pode causar perda de pressão. Por isso, pelo menos duas vezes por semana, é bom verificar a calibragem dos pneus.
O ideal é usar um calibrador automático. A pressão em um pneu de caminhão gira em torno de 110 libras, mas isso varia de acordo com o modelo e com a carga transportada. Se está rodando vazio, você pode diminuir a calibragem e, caso esteja transportando algo muito pesado, é preciso aumentar a pressão.
Lembrando que a calibragem correta não só aumenta a vida útil do pneu, como evita acidentes, já que os pneus murchos fazem com que você tenha menos controle sobre o veículo, principalmente em curvas. Além disso, quando roda com menos pressão na borracha, o caminhão tem mais atrito com o solo e isso obriga o motor a fazer mais esforço para movimentar o conjunto, aumentando o consumo de combustível.
Assim sendo, não há dúvidas de que essa é uma boa prática a ser adotada em seu dia a dia. Jamais se esqueça de conferir se os pneus estão devidamente calibrados e tenha como hábito essa checagem antes e depois de cada viagem.
Por fim, vale destacar que apesar de muitos caminhoneiros utilizarem marretas para verificarem a pressão dos pneus, essa prática não é aconselhada, pois não indica com precisão a calibragem existente.
2. FAÇA O RODÍZIO DE PNEUS REGULARMENTE PARA DURAR MAIS
Você tem o cuidado de realizar o rodízio dos pneus de seu caminhão? Caso ainda não tenha esse hábito, é bom lembrar que as fabricantes orientam que isso seja realizado a cada 10 mil Km — isso pode variar de acordo com o modelo do veículo, por isso confira em seu manual.
Mas com qual finalidade isso é feito? O rodízio é mais uma prática simples de ser realizada que tem o objetivo de evitar o desgaste dos pneus de maneira diferente. Quando você faz essa troca, todos eles sofrem o mesmo tipo de influência, evitando que haja prejuízos para a sua dirigibilidade.
Já pensou em como um pneu mais desgastado do que outro pode prejudicar a qualidade de suas viagens? Se você está sentindo um lado mais pesado do que o outro, o problema pode ser exatamente esse!
Mas atenção! A maneira correta de realizar o rodízio é trocar os pneus de lugar, sempre do mesmo lado do caminhão. Ou seja, os pneus do lado esquerdo devem ser mantidos nesta posição, assim como os do lado direito.
Outro aspecto importante a ser ressaltado é que a troca entre os eixos deve ser realizada observando a legislação brasileira, que proíbe o uso de pneus reformados no eixo dianteiro.
Por isso, para não enfrentar problemas, procure uma oficina especializada nesse tipo de serviço. Esses profissionais saberão como realizar o processo, de acordo com as necessidades dos pneus externos e internos, além de eixos de tração e reboque.
3. ADOTE BOAS PRÁTICAS DE DIREÇÃO DEFENSIVA
Nossa terceira dica está relacionada à maneira com que você conduz o seu veículo. Afinal, quando você adota uma postura mais responsável ao volante, naturalmente os pneus são preservados.
Dirigir devagar ajuda a manter a sua segurança e a durabilidade dos pneus. Via de regra, forçar muito o caminhão, principalmente em subidas e curvas, faz com que os pneus se desgastem prematuramente e ainda coloca em risco a sua vida e a daqueles que estão trafegando na estrada.
Quando você faz uma curva em velocidade superior ao indicado, o pneu se arrasta no asfalto e acaba gastando mais. Arrancadas e freadas bruscas também causam o mesmo efeito.
4. APROVEITE AS VANTAGENS DE RODAR À NOITE
Essa é uma dica que precisa de ressalvas, principalmente porque a Lei dos Caminhoneiros tratou do tema de maneira bem clara, limitando a jornada de trabalho dos motoristas para 8 horas diárias, com possibilidade de 4 horas extras.
Isso quer dizer que é preciso respeitar os limites legais e ser consciente em relação aos intervalos para descanso.
Por outro lado, não há dúvidas de que o asfalto quente causa um desgaste maior aos pneus. A alta temperatura somada a excessiva abrasividade do asfalto brasileiro faz com que a borracha dure menos e reduz o prazo para a substituição.
Por isso, sempre que for possível, tente priorizar as viagens noturnas, cuidando para não avançar muito ao longo da madrugada, pois o cansaço pode trazer consequências para a sua dirigibilidade.
O ideal é fazer o transporte de maneira que você possa aproveitar melhor a estrada. Assim, uma boa estratégia é conseguir rodar durante o dia e avançar alguns quilômetros ao entardecer. Isso já é suficiente para melhorar a durabilidade de pneus do caminhão.
5. MANTENHA O CAMINHÃO ALINHADO E BALANCEADO
Um dos procedimentos executados durante a manutenção preventiva do caminhão é o alinhamento e balanceamento. Além dos grandes benefícios que esse cuidado assegura, isso aumenta a vida útil de seus pneus.
É aconselhável que você realize o serviço a cada 15 mil km. No entanto, as condições das estradas em que você trafega podem exigir um prazo menor para o procedimento.
Para saber se o caminhão está desalinhado, verifique se a direção está puxando para um dos lados. Se isso ocorrer, é sinal de que é preciso fazer uma parada para alinhar as rodas. Caso contrário, poderá enfrentar problemas, especialmente em relação ao maior desgaste em alguns dos pneus.
Caso esteja percebendo uma trepidação quando o veículo alcança velocidades acima de 60 Km/h, o problema pode estar no balanceamento. Assim, com o pneu trepidando, o desgaste tende a ser maior e irregular, o que reduz seu prazo de troca.
Fonte: scania.com