O caminhoneiro sabe bem que passar muito tempo sentado diariamente, na mesma posição, realizando esforço durante o trabalho é uma tarefa muito difícil e desgastante. Como resultado, muitos relatam dores nas costas, especialmente lombares, e nas pernas, e tudo isso pode acarretar em graves problemas de saúde, como os de coluna e de circulação, além do estresse e outros.
Antes de tudo, você precisa saber o que é a ergonomia e como ela funciona para caminhoneiros.
A ergonomia é o estudo da interação funcional entre o trabalhador e seu ambiente de trabalho. A ergonomia busca melhorias do meio para que haja melhores condições, mais conforto, mais segurança e mais rendimento. Também é necessário saber como utilizar os itens da melhor forma. A ergonomia para caminhoneiros se aplica à cabine em diferentes aspectos: bancos, posição dos espelhos e instrumentos, volante, entre outros que você vai conferir a seguir!
Você vai gostar de saber: Ao passo que aprimora o bem-estar, conforto e segurança, a ergonomia também colabora para o melhor rendimento do trabalho!
Continue lendo para entender melhor sobre a ergonomia para caminhoneiros, itens para se atentar e como você pode contribuir para ter essa melhoria no seu dia a dia:
Ergonomia para caminhoneiros não é apenas conforto, mas também segurança e rendimento
Veja alguns itens para prestar atenção e verificar a ergonomia para caminhoneiros na sua cabine:
- Tamanho da cabine: o tamanho da cabine é um fator muito importante para estar atento! Cabines de altura baixa limitam muito os movimentos do caminhoneiro e prejudicam o rendimento, já que este é o único espaço que ele tem para seu descanso. No geral, o ideal é que a cabine seja confortável para proporcionar bom descanso e, também, produtividade no dia a dia na estrada.
- Posição dos espelhos: a posição dos espelhos em relação ao motorista deve ser pensada de maneira ergonômica, para que ele esteja confortável e os espelhos estejam ao alcance da visão, sem que o motorista precise se mexer e perder o foco da estrada.
- Posição dos instrumentos: bem como os espelhos, os instrumentos devem estar localizados ao alcance do motorista, para que utilize fácil e rapidamente, sem perder a atenção na atividade e confortavelmente acomodado no banco. O espaço deve ser pensado para facilitar as ações.
- Posição das mãos na troca de marcha: da mesma forma, o câmbio também deve ser lembrado e estar ao alcance das mãos. O motorista não deve precisar sair da posição confortavelmente acomodada no banco para alcançar. Uma adaptação possível é a troca da alavanca, sendo mais curta ou mais longa, a depender do motorista.
- Acomodação de coluna, pés e joelhos do motorista: a coluna, pernas, joelhos e pés devem estar confortavelmente acomodadas, não apertadas ou esticadas. Os pés devem estar posicionados sobre os pedais. Os joelhos alinhados. E a coluna em posição relaxada, bem como os ombros, sem forçar o peso, encostada no banco.
- Banco: o banco deve estar alinhado corretamente, nem muito reto nem muito deitado, em cerca de 100 a 120 graus, em uma posição em que os braços fiquem relaxados e façam o mínimo esforço para manobrar e utilizar instrumentos. Um apoio de braço pode ser um bom investimento!
- Cinto de segurança: o cinto de segurança deve estar ajustado à estatura correta. Quando utilizado incorretamente, além de ser extremamente desconfortável, ainda prejudica a segurança do motorista.
A ergonomia para caminhoneiros é muito importante, porque proporciona mais conforto e segurança, melhorando também o rendimento do seu trabalho. Também há normas regulamentadoras para empregadores que você pode conhecer e pensar em estratégias para aprimorar em seu caminhão.
Falando em segurança, como está a situação dos seus pneus?
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