De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) cerca de 10% dos acidentes de caminhões são causados pela falta de calibragem correta e frequente. Dá para acreditar?
A calibragem tem como objetivo ajustar a quantidade de ar (pressão) dentro de um pneu, sendo que cada modelo tem suas particularidades determinadas pelas montadoras. Porém, estar atento a este significativo detalhe nem sempre está entre as principais preocupações dos motoristas. No entanto, este procedimento é essencial, uma vez que, reduz diversos prejuízos, e consequentemente, riscos de acidentes.
A baixa pressão pode causar alguns transtornos, tais como desgastes das rodas, maior consumo de combustível, direção pesada e cansativa e perda da estabilidade, pois o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem, causando consumo prematuro. Já no caso de pressão excessiva, o pneu apoia-se mais na faixa central de rodagem, a qual sofre um desgaste acelerado, há perda de estabilidade em curvas e o conforto do veículo é prejudicado. Outro ponto importante é conferir a calibragem com um calibrador e não apenas com o martelo.
“Sempre calibrar todos os pneus, inclusive o estepe”.
A calibragem ideal depende do peso que está sendo transportado. E além da pressão correta, os cuidados com pneus envolvem ainda emparelhamento, rodízio, alinhamento e balanceamento. É de extrema importância estar sempre atento aos detalhes do seu veículo, afinal não apenas o produto precisa estar em segurança, mas a sua vida também.
Confira outras dicas em nosso blog. Vem com gente!