O caminhoneiro sabe que é difícil viajar por horas, longe de casa, ainda mais com o calor, a situação piora, não é mesmo?
Separamos algumas dicas de cuidados com a saúde do caminhoneiro durante o verão, para você lembrar sempre!
– Descanso:
É necessário descansar a cada três horas, para alongar o corpo e animar um pouco do cansaço do dia a dia. Com o calor, a atenção pode ser reduzida, então fazer pausas é sempre uma boa pedida. Escolha um local mais fresco e arejado, sem tomar sol forte e aproveite!
Fique atento à temperatura do ar-condicionado: temperaturas baixas demais, ou a oscilação entre muito quente e muito frio, podem causar um choque térmico.
– Roupas:
Prefira usar roupas mais confortáveis e frescas para rodar. Isso vai ajudá-lo a reduzir o estresse e sentir-se mais “em casa”!
– Protetor Solar:
Ainda mais no verão, é necessário proteger a pele. O sol pode causar lesões na pele e, até mesmo, iniciar um câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele é o mais comum em pessoas acima dos 40 anos e a longa exposição é um fator de risco, que é o caso dos caminhoneiros. Passar protetor solar é uma atitude rápida e que garante a sua saúde. Também vai ajudá-lo a ficar mais confortável durante o trabalho, pois evita aquelas lesões chatas que ardem e incomodam!
– Óculos de sol:
Bem como a pele, você precisa proteger os olhos. Óculos de sol ajudam que você não sinta “vista cansada”, não force a visão, viaje tranquilo. Certamente, isso evita acidentes também, já que você pode estar mais atento ao trecho e enxergando bem.
–
Hidratação e alimentação: a chave para manter os cuidados com a saúde do caminhoneiro no verão
Mantenha sua garrafa de água ou suco sempre cheia, de preferência refrigerada, e prefira alimentos frescos. É recomendável beber pelo menos dois litros de água por dia e com o aumento das temperaturas é preciso se hidratar.
Acima de tudo, a alimentação deve ser leve e fresca, ainda mais no calor, em que a fadiga causada pelas refeições é pior. Também é importante lembrar de não pegar a estrada depois das refeições.
Do mesmo modo, evitar doces também é importante, porque podem elevar o fator de risco para doenças como hipertensão e diabetes.
Nesse sentido, para manter os alimentos frescos e com a qualidade garantida, fique atento à caixa cozinha, pois não é refrigerada. Antes de mais nada, cuide onde armazena alimentos perecíveis ou sensíveis ao calor. Prefira estocá-los na geladeira ou consumi-los frescos, para evitar algum tipo de contaminação.