A profissão caminhoneiro é fundamental para a economia do nosso país. São mais de 2 milhões de profissionais e o equivalente a 200 milhões de toneladas transportadas por ano. Segundo a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), o transporte rodoviário é o modal mais utilizado no país. Assim, a prestação de muitos serviços depende do profissional motorista de caminhão. Neste texto, vamos falar sobre os desafios da profissão caminhoneiro, mercado de trabalho e algumas dicas para você se destacar!
Primeiramente, para desempenhar a profissão caminhoneiro você precisa ter a habilitação. As categorias D e E são para dirigir veículos grandes e pesados, ou seja, depende do tamanho do veículo e da capacidade de carga. Na categoria E você pode dirigir veículos com mais de uma unidade tracionada, o que significa mais capacidade de carga.
Um DIFERENCIAL para a profissão caminhoneiro é a capacitação. Há cursos para melhorar o seu trabalho e que podem trazer melhor remuneração, mais produtividade e mais oportunidades. Ainda mais porque o mercado de trabalho precisa de profissionais. Atualmente há vagas por todo o país, mas a qualificação faz falta! Ao passo que a profissão caminhoneiro teve regulamentação aprovada em 2015, trazendo mais critérios, mas também melhores vagas.
Desafios da profissão caminhoneiro:
- Falta de segurança e qualidade das estradas:
Constantemente a violência e as condições das estradas preocupam o caminhoneiro. Para isso, há algumas medidas simples que podem salvar sua vida e aliviar as preocupações com a carga. Em primeiro lugar, evite estacionar em lugares muito isolados ou sem estrutura adequada para paradas. Prefira postos e locais onde há outros colegas. Além disso, tenha atenção redobrada em obstáculos, por exemplo os quebra-molas, e dirija sempre atento.
Nesse sentido, a atenção também faz a diferença ao transitar em trechos de má qualidade ou mal sinalizados.
SEGURANÇA DO CAMINHONEIRO NA ESTRADA
- Rotina corrida e distante da família:
A rotina corrida e longos períodos fora de casa podem, por vezes, afetar psicologicamente o profissional. Por outro lado, você pode se dedicar a ter momentos de descanso de qualidade, conversando com a família, praticando meditação ou, até mesmo, cozinhando sua própria comida em um momento de descontração.
- Riscos de doenças, má alimentação e sono precário:
A má alimentação, muitas horas na mesma posição e a falta de descanso podem trazer várias doenças, como as cardíacas, de coluna e obesidade. Em contrapartida, a vida regrada pode ajudá-lo a viver saudável na estrada. Nesse sentido, ter uma rotina planejada, preferir alimentos saudáveis e priorizar cumprir também os horários estipulados para descanso são medidas saudáveis.
ERGONOMIA PARA CAMINHONEIROS: SAÚDE E DESEMPENHO
Mais soluções possíveis para melhorar a rotina de quem atua na profissão caminhoneiro:
Planeje as viagens
Descanse bem
Cuide da manutenção do veículo
Faça cursos e esteja atento às novidades para melhorar na profissão